Participe do primeiro Dia do Comum na UFABC!

Desde 2018, a International Association for the Study of The Commons (IASC) realiza a World Commons Week (Semana Mundial do Comum).

A IASC é a principal associação de pesquisadores e praticantes dos comuns e foi fundada nos final dos anos 1980 pela pesquisadora Elinor Ostrom, que recebeu o prêmio de economia em homenagem a Alfred Nobel em 2009. Atualmente, a associação organiza um evento bienal, cuja última edição ocorreu em Lima, com mais de 500 atividades de estudiosos de mais de 50 países.

A Semana Mundial do Comum é um evento descentralizado e a UFABC está inscrita para realizar o 1º Dia do Comum na UFABC (UFABC Commons Day).

O evento ocorrerá no dia 8 de outubro, e tem como objetivo reunir e mapear estudantes, professores e pesquisadores (iniciação científica, mestrado e doutorado) que estejam trabalhando com ou interessados pela temática dos commons, nas muitas áreas a ela relacionadas: ciências humanas e sociais, engenharia de energia, engenharia ambiental, filosofia, planejamento territorial, políticas públicas, entre outras.

Se você tiver interesse em participar, inscreva-se por meio deste formulário (https://forms.gle/MoFztCHX8x9WK98cA), indicando se deseja apresentar comunicação sobre pesquisa na área.

Receberemos propostas de participação até o dia 29 de setembro (domingo) e tentaremos acomodar todas e todos em nossa grade de programação.

As atividades irão ocorrer das 14h às 21h; no período noturno, o plano é realizar uma roda de conversa entre os participantes para que possamos pensar coletivamente sobre as implicações políticas do comum, na sociedade e na universidade.

O Dia do Comum na UFABC é uma iniciativa de diferentes programas de pós graduação e grupos de pesquisa da universidade: Programa de Pós Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PCHS), Programa de Pós Graduação em Gestão do Território (PGT), Laboratório de Tecnologias Livres da UFABC (LabLivre) e do Grupo de Pesquisa Planejamento, Território e Ecologia Política.