LabLivre

Publicações

Colonialismo de dados: como opera a trincheira algorítmica na guerra neoliberal

livro colonialismo de dados
Em 2021, publicamos o livro "Colonialismo de Dados: Como Opera a Trincheira Algorítmica na Guerra Neoliberal", pela editora Autonomia Literária. A coletânea, com 10 artigos, é fruto das discussões realizadas em nosso grupo de pesquisa, com nossos membros pesquisadores e militantes desse campo.
Nesta obra, partimos do conceito de colonialismo de dados para analisar e refletir sobre as novas tensões estabelecidas pelos fluxos de dados do Sul para o Norte global e como isso reforça um modelo colonialista/imperialista em um contexto neoliberal.

Baixe o pdf aqui | Compre o livro aqui

A Sociedade de Controle: Manipulação e modulação nas redes digitais


No ano de 2019, lançamos o livro "A sociedade de controle: manipulação e modulação nas redes digitais", pela editora Hedra. A obra é resultado das reflexões realizadas em nosso grupo de pesquisa, composta por seis artigos com contribuições inéditas sobre o fenômeno da modulação de comportamento nas redes digitais.
Os artigos desenvolvidos pelos nossos pesquisadores partem do conceito de "sociedade de controle", de Gilles Deleuze, em diálogo com contribuição de outros autores, como Gilbert Simondon,Félix Guattari, Maurizio Lazzarato, Michel Foucault, Manuel Castells, Frank Pasquale, Shoshana Zuboff, entre outros, para refletir sobre como a modulação algorítmica gerencia interesses de influenciadores e influenciados.

Compre o livro aqui.

Software e cultura no Brasil: produção, gestão e políticas públicas

O ebook, lançado em 2019, é resultado das atividades desenvolvidas por meio da parceria que envolveu pesquisadores da Universidade Federal do ABC (LabLi-
vre/ UFABC), servidores do antigo Ministério da Cultura e da comunidade de desenvolvedores de software livre no Brasil. Em seus nove capítulos, a obra espera contribuir na consolidação dos estudos sobre a importância dos softwares na produção de cultura e na promoção da gestão de políticas de cultura, e no incentivo de parcerias de pesquisa entre governos, universidades e sociedade civil, para a promoção de inovação, cidadania e do uso de tecnologias livres voltadas para a democratização da gestão pública e da cultura.

Baixe o livro aqui.