O WikiLab surgiu de um desejo de unir mentes e forças para fabricar e montar o espaço que será a casa do Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre) da Universidade Federal do ABC (UFABC), do ABC Makerspace e da comunidade hacker do ABC.
Desde a criação do projeto inicial, feito digitalmente, até a montagem final, todo o processo tem sido e será feito de forma colaborativa e com fonte aberta, usando tecnologias maker. Para ter esse espaço, a ideia era simples: imprimir e montar um laboratório de cerca de 40m², no campus de São Bernardo do Campo da UFABC, financiado coletivamente.
Mas… imprimir um laboratório?
Isso mesmo, o lab foi feito usando chapas de madeira e uma máquina CNC para cortar e numerar todas peças. Depois, juntamos uma equipe de voluntários – sem a necessidade de nenhum conhecimento específico – e encaixamos as peças como em um quebra-cabeças gigante.
Não fomos os primeiros a fazer isso, e nem os últimos. O WikiLab é um construção adaptada da WikiHouse, um projeto de fonte aberta utilizado para planejar e construir casas com estruturas feitas de madeira compensada, permitindo que qualquer pessoa projete e imprima casas e componentes a baixo custo. Existem várias adaptações da WikiHouse pelo mundo (clique aqui para saber mais a respeito).
O projeto do WikiLab foi desenvolvido pelos arquitetos Maíra Zasso e pelo Yorik van Havre, do coletivo Uncreated.net, a partir de uma adaptação do módulo “Wren” da WikiHouse e da da experiência de WikiHouse realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2015.
O WikiLab é utilizado como makerspace, laboratório acadêmico e um espaço aberto para todos que queiram transformar um projeto em realidade, usando tecnologias livres.