O Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre) da Universidade Federal do ABC é um espaço de pesquisa e de articulação entre os saberes da academia e das comunidades tecnológicas.
Criado em 2016 e composto por um corpo interdisciplinar de pesquisadores oriundos das mais diversas áreas do conhecimento, tais como Ciências Sociais, Ciências Políticas, Comunicação, Ciência da Computação, entre outras, o LabLivre se tornou um ambiente de permanente simbiose em que convivem, de um lado, as principais teorias sociais e, de outro, as grandes expressões tecnopolíticas das sociedades contemporâneas.
O LabLivre não apenas produz tecnologias, mas também se dedica a analisar criticamente as implicações políticas, sociais, econômicas e culturais que permeiam o universo tecnológico.
Coordenado pelos professores doutores Jerônimo Pellegrini, Sergio Amadeu da Silveira e Cláudio Penteado, atualmente o laboratório desenvolve pesquisas voltadas principalmente à análise e ao acompanhamento de políticas públicas, bem como à verificação das garantias dos direitos humanos nos contextos tecnológicos, como a liberdade de expressão e pensamento e a privacidade.