LabLivre

Linhas de Pesquisa

1. Implicações dos Sistemas Algorítmicos nas Relações de Gênero e Étnico-Raciais

A linha de pesquisa se dedica a entender como os sistemas algorítmicos influenciam as relações de gênero e étnico-raciais. Ela investiga como os algoritmos podem perpetuar ou mitigar desigualdades e preconceitos existentes em diversas esferas sociais. A pesquisa aborda questões como o viés de gênero e raça em sistemas de reconhecimento facial, algoritmos de contratação e avaliações de crédito. Além disso, explora as formas pelas quais os sistemas algorítmicos podem ser projetados e implementados para reproduzir estigmas étnicos e sociais.

Palavras-chave: Gênero e tecnologia; Racialidade e Tecnologia; Subjetividades digitais.

2. Implicações nas Políticas Públicas dos Sistemas Algorítmicos

Esta linha de pesquisa investiga como os sistemas algorítmicos afetam a formulação e implementação de políticas públicas. Ela se concentra no uso de algoritmos em setores governamentais, avaliando tanto os benefícios potenciais quanto os desafios éticos e práticos na Saúde Digital, nas Cidades Digitais, nos usos em diversos setores do governo e dos serviços públicos, bem como, as imbricações entre os sistemas algorítmicos e a doutrina neoliberal. Investiga-se também as implicações para a transparência no uso dessas tecnologias na administração do Estado e em políticas públicas.

Palavras-chave: Políticas Públicas; Saúde Digital; Cidades Digitais

3. Implicações Tecnopolíticas e Econômicas dos Sistemas Automatizados

A linha de pesquisa explora a interseção entre tecnologia, política e economia, focando nos sistemas automatizados. O objetivo é entender como a automação, especialmente em contextos como inteligência artificial e aprendizado de máquina, influencia as estruturas políticas e econômicas. A pesquisa abrange tópicos como o impacto da automação no mercado de trabalho, nas desigualdades socioeconômicas, nas políticas de privacidade e segurança de dados, e na governança global de tecnologias emergentes.


Palavras-chave: Inteligência Artificial; automação; algoritmos